Na sessão plenária do Senado na tarde desta quarta-feira (29), a primeira após a celebração do acordo entre o Rio Branco Futebol Clube e o Treze da Paraíba que garantiu a vaga do Estrelão na Série C do Campeonato Brasileiro de 2013, o senador Jorge Viana (PT-AC), destacou o empenho do senador Aníbal Diniz (PT-AC) na resolução do impasse jurídico entre os dois times, a CBF e o STJD que acabou na noite desta terça-feira (28), em Brasília, por mediação do Ministro Luiz Fux, do STF.
“O senador Aníbal é surpreendente. Ele trabalha há tantos anos comigo, há décadas, auxiliando-me, orientando-me, assessorando-me em algumas vezes, mas nos conduzindo em outras, e ele foi uma pessoa determinada nessa luta pelo Rio Branco, pelo futebol acreano. Nós construímos um grande estádio, temos trabalhado, mas o Aníbal está sempre na linha de frente. E ele me chamou para encontrar uma solução, para trabalharmos juntos um caminho, porque todos os recursos estavam esgotados, e a mais alta Corte de Justiça é que deliberaria. E lá, com esse espírito que temos buscamos um entendimento”, disse Jorge Viana.
O senador Aníbal Diniz, que juntamente com o senador Jorge Viana, contribuiu para a construção desse acordo, participou da audiência de conciliação até a sua conclusão, quando representantes da CBF, do STJD e os presidentes e advogados de ambos clubes de futebol assinaram os termos do acordo.
Aníbal informou que para que a CBF aceitasse a presença dos times no Campeonato Brasileiro da Série C de 2013, ambos tiveram de renunciar a todas as ações que patrocinavam na Justiça comum pleiteando direitos.
“No final da audiência, com todas as partes acordadas, o Ministro Luiz Fux disse que se sentia feliz por contribuir para a resolução de um conflito e, assim, contribuir para o sucesso desse patrimônio nacional que é o futebol”, relatou o senador Aníbal Diniz, que depois de envidar todos os esforços que lhe foram possíveis ao longo de todo o processo, também externou seu contentamento com a resolução do impasse.
“Estou feliz porque tivemos a compreensão de todos e a vaga do Rio Branco está garantida na Série C de 2013, resolvendo definitivamente essa pendência judicial e agora a disputa será em campo, como devem ser as disputas no futebol”, concluiu Aníbal.
Os senadores acreanos registraram também a interlocução do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).