“Lentidão no IFAC pode prejudicar prefeito de Porto Acre”, diz SINASEFE

Everaldo Araújo
Coordenador de Política de Formação Sindical
Seção Sindical SINASEFE Rio Branco – Acre

Quando o Senador Jorge Viana (PT/AC) declara que é melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la, é porque não conhece o reitor COVARDE e INCOMPETENTE do Instituto Federal do Acre – IFAC, que aliás, é apadrinhado político do PT local. Nos últimos dias há uma trama para que o prefeito de Porto Acre, Antônio Carlos Portela, conhecido como Carlinhos da Saúde, que é professor da instituição seja prejudicado. O motivo? Apenas por uma sigla política. Nada desabona Carlinhos da Saúde: é um excelente colega, querido por todos, uma pessoa íntegra, correta e justa.

Seu único equívoco: se candidatou a prefeito no município de Porto Acre e foi eleito de forma legítima e democrática. Carlinhos solicitou em tempo hábil a sua desincompatibilização, ou seja, em junho/julho de 2012, todos no IFAC sabe e presenciou que foi em tempo hábil. Porém a portaria efetivando a desincompatibilização dele só foi publicada em dezembro, com data retroativa.

Esse fato, agora está sendo usado pelo PT para questionar a posse do colega na prefeitura. Diante disso, os professores do IFAC estão pensando em fazer um ato de apoio ao colega. Para eles, o que importa nesse momento é que falta de respeito, organização e incompetência da gestão do IFAC, um servidor não seja prejudicado. Tem sido comum, ouvir de pessoas de dentro da instituição relatarem que documentos sumiram, perderam-se papéis, processos que não aparecem e com por esse motivo servidores são prejudicados.

Está na hora, da gestão do IFAC se organizar e se tornar minimamente competente e cumprir e respeitar prazos resguardando os direitos dos servidores. Por que assim como o professor Carlinhos da Saúde pode ser injustiçado por culpa única e exclusiva da instituição, outros colegas, também estão, mas sofrem calados, se sentindo acuados e sozinhos.

A seção sindical Sinasefe luta pelos direitos de todos os servidores e que esses sejam resguardados, inclusive aqueles que requerem respeito a prazos. Muitos prazos são descumpridos pela gestão do IFAC e prejudicam servidores. O caso do professor Carlinhos é só um caso que está ganhando repercussão, porque a gestão petista do IFAC não tem interesse em cumprir e respeitar os direitos do servidor. Só para citar vamos a alguns exemplos de perdas de prazos pela gestão que prejudica servidores:

  • Perda de documentação solicitando redução de carga horária;
  • Lentidão para análise de solicitação de servidores para mudança de 40h para DE.
  • Vencimento dos prazos da CPPD – com isso progressão de docentes está parado.Inclusive a minha.
  • Não temos CEPE – diretoria eleita já venceu e não foi feita nova eleição.
  • Regimento Interno – três anos de instituição e ainda não o temos.
  • Perda de documentos referentes a viagens de capacitação de servidores.
  • Estabilidade dos servidores que já terminaram seu Estágio probatório ainda não saiu.

Quando se trata de cobrar servidores e punir, a Lei 8.112/90 é imediatamente invocada como se fosse um deus. Esta lei também determina os princípios da administração pública: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA. A Seção Sindical Sinasefe reivindica que a instituição tenha o mínimo de respeito e também cumpra seus prazos que visam os benefícios e bem-estar dos servidores.

O Governador Tião Viana fala tanto ultimamente de injustiça, de processos mal conduzidos, de sua equipe perseguida e privada de seus direitos, senhor Governador olhe para as injustiças, politicagem, incompetência, absurdos cometidos pelo Reitor do IFAC que afinal de contas é indicação do PT como o senhor bem sabe.

SEÇÃO SINDICAL SINASEFE