Detran confirma retirada de semáforos digitais e vereador pede explicações

Jairo Carioca – da redação de ac24horas

carioca.ac24horas@gmail.com

O Detran-Acre confirmou a retirada de semáforos digitais com temporizador dos principais cruzamentos do centro de Rio Branco e a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Alonso Andrade que pede explicações ao órgão sobre a retirada dos sinais que a princípio tinham o objetivo de facilitar a vida dos motoristas. “Eu quero crer que essa medida nada tem a ver com a indústria das multas, fui um dos que veio aqui nesta tribuna e elogiou a implantação dos semáforos com temporizador e a redução do número de acidentes de trânsito e multas”, disse Alonso Andrade.

O tucano disse que vem recebendo várias reclamações de motoristas que estão sendo multados após a retirada dos semáforos. “Eles afirmam que a retirada ocorreu nos cruzamentos onde tem radares”, acrescentou Alonso.

A engenheira de trânsito do Detran, Samara Ricarte afirma que os semáforos foram retirados, mas explica que a medida ocorreu onde existe um fluxo maior de veículos e que os aparelhos com contagem regressiva “estão sendo instalados em semáforos de cruzamentos de vias menos movimentados, onde o volume de veículos por hora tem intensidade não variante de acordo com os horários”, acrescentou.

A equipe da engenharia de trânsito do Detran está realocando os relógios dos semáforos nos principais cruzamentos da cidade. Os equipamentos estão sendo instalados em semáforos de cruzamentos de vias menos movimentados, onde o volume de veículos por hora tem intensidade não variante de acordo com os horários.

A engenheira segue explicando que os cruzamentos do centro de Rio Branco, além de muito movimentados, têm também o seu fluxo variando de acordo com o horário e até com o dia – nos horários de pico, que se concentram pela manhã das 7 às 8 horas, pela tarde das 11 às 14 e das 17 às 19 horas. Nessas vias com fluxo variável de veículos é necessária a constante mudança no tempo dos semáforos.

“Esse é nosso maior problema: a necessidade de mudança no tempo dos sinais de acordo com os dias e horários. Os relógios têm um tempo limite de 99 segundos, e em alguns cruzamentos, principalmente no centro da cidade, nós precisamos de um tempo maior que esse para poder dar um melhor fluxo ao trânsito”, explica a engenheira de trânsito do Detran, Samara Ricarte.

Ainda segundo o Detran, ao todo serão  realocados um total de 42 relógios de semáforos em toda cidade.