ENEM: 67% dos pré-inscritos ganharam isenção no pagamento da taxa de inscrição

Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 bateu novo recorde, foram mais de 7,8 milhões de candidatos inscritos no certame que é a porta de entrada para a educação superior no País. Destes, mais da metade, ou seja, 5,2 milhões receberam do Ministério da Educação a isenção da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. A informação foi repassada na última sexta-feira (31) pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa.

O número total de isentos foi de 5.247.993 entre os 7.834.024 candidatos que se inscreveram no Enem. Isto representa 67% do total de pré-inscritos no certame.

De acordo com Luiz Cláudio Costa, este percentual deve aumentar porque o número de não isentos pode cair depois que terminar o processamento de todos os que pagaram a taxa. A quantidade de candidatos não isentos do exame só deve ser divulgada no fim da próxima semana ou no início da outra, segundo Costa, porque o processamento bancário do pagamento da taxa e a confirmação da inscrição no sistema demoram alguns dias.

Em 2012, cerca de 500 mil pessoas pré-inscritas no exame acabaram perdendo a chance de participar das provas nos dias 26 e 27 de outubro por não pagarem a taxa.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.