O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), esteve reunido na tarde desta terça-feira, 18, com o assessor especial da presidência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Solimar José Wichrowski, para intermediar junto a autarquia a retirada do cercado instalado nas redondezas do balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul.
Durante a audiência, o deputado obteve a garantia de que a área poderá ser novamente utilizada pela população juruaense desde que a prefeitura de Cruzeiro do Sul cumpra com as formalidades exigidas pela Infraero, proposta esta já apresentada pela administração municipal.
Solimar informou ao parlamentar que a proibição do uso da área por banhistas se deu pela não renovação de um convênio entre a autarquia e o Governo do Estado, já que o Poder Público era responsável pela manutenção do balneário no tocante aos serviços de limpeza, iluminação pública, coleta de lixo e capina.
“Nós somos grato pela sensibilidade da Infraero no que diz respeito a área do Igarapé Preto, um espaço que o Acre e o Brasil conhecem como verdadeiro símbolo de cultura do povo juruaense. Temos certeza que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul terá o compromisso de manter os serviços essenciais para manutenção da região pelo bem da nossa população”, disse Gladson Cameli.
Em audiência realizada com a superintendente em exercício da Infraero em Cruzeiro do Sul, Cleisse Negreiros, o prefeito Wagner Sales (PMDB) havia solicitado a liberação da área garantindo realizar uma campanha de conscientização e preservação ambiental, além de disponibilizar policiais para conservação do local e ainda homens do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos usuários do igarapé.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), juntamente com o prefeito Wagner Sales também solicitaram audiência com a presidência da Infraero em Brasília, e comemoraram a autorização da autarquia para retomada do uso da área em questão.