Expectativa toma conta da população no Dia do Basta no Acre

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

O clima de  expectativa toma conta da população de Rio Branco, neste sábado (22), dia escolhido para a realização da manifestação do Dia do Basta. A movimentação ainda é tímida nas ruas da cidade, mas os organizadores do protesto contra a corrupção esperam que mais de 13 mil pessoas compareçam às ruas da capital acreana.

Segundo os organizadores do evento, que a exemplo do resto do país, saiu das redes sociais, o manifesto de hoje não é um ato de oposição nem de situação, mas um ato apartidário e popular direcionado a toda classe política brasileira, alertando para a insatisfação dos eleitores e contribuintes que não aguentam mais a roubalheira e descaso.

A manifestação que será acompanhada de perto pela Polícia Militar está prevista para ser iniciada às 16h30m, com concentração na frente do Palácio Rio Branco. Os manifestantes caminharão pelas principais vias do centro da cidade e encerrarão o movimento na frente do quartel da PM. A comissão organizadora espera que não aconteçam atos de vandalismo.

Os manifestantes escolheram como um dos principais alvos dos protestos, o suposto envolvimento de gestores do Governo do Acre indiciados pela Polícia Federal no processo da Operação G-7 por crimes de formação de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação e desvio de verbas públicas do Acre.

Os organizadores do evento e as autoridades de segurança do Estado querem evitar que os atos de vandalismo, que foram vistos em São Paulo e outras capitais, se repitam na capital acreana. O movimento deverá ganhar corpo após o jogo da seleção brasileira, que enfrenta a Itália na disputa pelo título da Copa das Confederações.