Núcleo de Educação Ambiental será inaugurado esta semana na Reserva Extrativista Chico Mendes

Gleydison Meireles – da redação de ac24horas
ggreyck@gmail.com
Com informações assessoria COOTAC

A Cooperativa de Trabalho do Acre (COOTAC) realizará na próxima quarta-feira, 26 de junho, a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, localizado no Seringal Albrácia, Colocação Grugel, no município de Xapuri, interior da Reserva Extrativista Chico Mendes. O Núcleo é uma realização da COOTAC por meio do “Projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica”.

O Núcleo de Educação Ambiental levará o nome de “Alexandre Lacerda”, em homenagem ao Mensageiro da Água, selecionado pela comunidade do Seringal Nazaré, localizado no município de Xapuri, que no ano de 2011 faleceu aos 20 anos.

Alexandre Lacerda foi filho de seringueiro, e atuava em sua comunidade de forma solidária.

O Núcleo tem por finalidade realizar encontros educativos para comunidades rurais, mensageiros da água e estudantes das escolas estadual, municipal e federal, com vistas no resgate da cultura local, promoção do aprendizado e o entendimento da importância para conservação e preservação dos recursos naturais da região, tendo como base a Educação Ambiental.

Segunda a coordenadora do projeto, Nazaré Macedo, a construção do Núcleo é uma iniciativa que busca retomar a questão cultural das comunidades rurais por meio do processo de ensino, aprendizagem focados na Educação Ambiental.

“Esse processo somente será possível se houver a valorização do saber local para que as comunidades por meio de suas experiências possam atuar como agentes do processo de construção do desenvolvimento e ao mesmo tempo a redução dos impactos ambientais, especialmente dos recursos hídricos”, explicou a coordenadora.

Os encontros educativos a serem desenvolvidos no núcleo serão focados nas temáticas de recuperação de nascentes, recuperação de mata ciliar, recuperação de áreas degradadas com a utilização de sistemas agroflorestais, coleta seletiva, destino apropriado para o lixo e gestão ambiental.

“O núcleo tem uma arquitetura rústica, no qual foi aproveitada a matéria-prima fornecida pelos moradores da área. Possui compartimentos de alojamento, refeitório, local de higienização, sala de treinamento e espaço para as atividades culturais”, contou a presidente da Cooperativa, Lúcia Hall.

A idealização do núcleo surgiu a partir de uma pesquisa de doutorado realizada no interior da bacia juntamente com as comunidades, que identificou a necessidade de revitalizar nascentes e recuperar áreas da bacia, como matas ciliares, pastos e quintais de escolas rurais em fase de degradação. Além disso, promover a mobilização social tendo como principal instrumento a comunicação e Educação Ambiental.

O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e tem como parceiros o governo do Estado, prefeitura municipal de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia, Associação de Moradores da Resex de Xapuri (Amoprex) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).