Eber Machado entrega projeto que cria universidade estadual à presidente do CEE

Por iniciativa do deputado Éber Machado (PSDC) a Aleac realizou sessão solene nesta quinta-feira, 27, para homenagear os 50 anos de criação do Conselho Estadual de Educação (CEE). O presidente Elson Santiago (PEN) coordenou o evento convidando para a mesa de honra a presidente do CEE, Íris Célia Cabanellas Zanini; o secretário estadual de Educação, Daniel Zen, a procuradora-geral adjunta do Estado, Kátia Rejane, e o deputado Chico Viga (PSD), segundo-secretário da Mesa Diretora da Aleac.

O evento também reuniu mais de 30 conselheiros e ex-conselheiros do colegiado que aponta as diretrizes da política educacional do Acre desde a transformação do Território em Estado. “Eu tenho a honra de participar desta sessão solene, pois também integro o quadro de professores do Estado, bem como a minha esposa. Como costumo dizer aqui, existem três classes profissionais brasileiras que têm que ser mais valorizadas: o policial, que salva vidas; o médico que salva vidas e o professor que prepara o cidadão para o futuro”, declarou o presidente Elson Santiago.

O deputado Éber Machado fez o pronunciamento de abertura da solenidade destacando seu orgulho em ter tomado a iniciativa de apresentar o requerimento para a realização da homenagem. “Se meu mandato fosse encerrado hoje esta sessão seria suficiente para eu me sentir recompensado”, observou ele. O parlamentar ponderou, porém, que embora o Estado tenha avançado no setor de educação, ainda há mazelas a serem corrigidas como alunos sem salas de aula e escolas funcionando em instalações precárias.

Éber também aproveitou a solenidade para lembrar que tem priorizado a educação em seu mandato, tendo apresentado moção de aplausos e indicado o professor Nilo Zanini para receber o título de Cidadão Acreano. O deputado finalizou seu pronunciamento entregando à presidente do CEE, Íris Célia, cópia do anteprojeto de lei de sua autoria que cria a Universidade Estadual do Acre.

O Secretário Estadual de Educação, Daniel Zen, ressaltou o importante trabalho que o Conselho Estadual de Educação tem realizado no Estado do Acre. Segundo ele, os integrantes do conselho têm contribuído de maneira “bastante contundente” para o setor de educação do Acre. “A área de educação sempre teve um sistema que funciona mesmo que ainda precise de melhorias. O setor educacional do nosso Estado já melhorou muito com a ajuda do nosso conselho que atua de forma construtiva e fiscalizadora”, disse.

Para Kátia Rejane, o Conselho Estadual de Educação é um órgão engajado e comprometido com o sistema de educação do Acre. Segundo a promotora, o conselho é um cenário imprescindível para o desenvolvimento do Estado. “Eu tive oportunidade de lecionar em uma universidade e vi o quanto gratificante é a profissão do professor, apesar da remuneração não ser a que merecemos. Por isso sei reconhecer a importância do Conselho que é um órgão engajado e comprometido com a educação do Estado, onde seus membros discutem e aprovam políticas de ensino fazendo do órgão um cenário imprescindível para o desenvolvimento do Acre”, complementou.

O que os deputados disseram:

Jamyl Asfury (PEN)

“Parabenizar todos os educadores eu também fui professor ainda que por pouco tempo e tenho um carinho especial por esta categoria, minha esposa também é professora e gosta muito de lecionar e estou muito feliz por participar desta homenagem porque os professores na verdade são protagonistas do desenvolvimento do nosso país. Quero destacar a importância da educação dentro do contexto social porque atualmente vivemos o ápice da democracia com todas essas manifestações e esperamos que o desfecho disso seja apresentação de respostas que nos levem a algum caminho”.
Geraldo Pereira (PT)

“Quero parabenizar os membros do Conselho Estadual de Educação pela contribuição que eles dão para o desenvolvimento do nosso estado. Não poderia deixar de parabenizar também o deputado Éber Machado que solicitou essa sessão solene para homenagear esses profissionais que desempenham um papel tão lindo que são os educadores”.
Marileide Serafim

“Quero parabenizar o deputado Èber Machado por essa linda homenagem a este Conselho que desempenha um papel tão importante no Estado do Acre. A primeira meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas de criar homens que sejam criadores, inventores e descobridores de mentes que estejam em condições de não aceitar tudo que a elas se propõe e é por essas e outras coisas que ser um educador é uma das profissões mais lindas que existe”.

Mircléia Magalhães