Jorge Viana elogia programa Mais Médicos lançado por Dilma Rousseff

O senador Jorge Viana (PT) elogiou em Plenário nesta terça-feira (9) o programa Mais Médicos, lançado na segunda-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff, dentro do Pacto Nacional pela Saúde. O programa prevê a contratação de médicos para atuar na atenção básica à saúde em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Os interessados podem ser formados no Brasil ou no exterior, inclusive estrangeiros.

Para Viana, o programa vem atender a uma das principais demandas da população hoje em dia: a melhoria da qualidade do serviço prestado na saúde pública. Ele lembrou que as manifestações do mês passado e as pesquisas realizadas durante as eleições mais recentes colocavam um atendimento melhor na área da saúde no topo da lista de reivindicações da sociedade.

“Com a ascensão da população para a classe média e as políticas sociais bem colocadas do governo temos um aumento da longevidade da população. Mas viver mais com saúde debilitada, com o SUS com problemas, com a falta de médico, não é viver mais. É sofrer mais”, ponderou.

O senador disse que a situação da saúde pública no país é gravíssima e alertou que, com o envelhecimento da população, o cenário fica ainda pior. Isso porque nos últimos anos de vida a pessoa costuma gastar mais com atendimento de saúde do que gastou na vida inteira.

Jorge Viana relatou que em seu estado, o Acre, a situação é ainda mais complicada, devido a existência de municípios isolados em meio à Floresta Amazônica. A solução do governo do estado – o senador foi governador do Acre de 1999 a 2007 – foi investir em hospitais e prontos-socorros e abrir uma faculdade de Medicina na Universidade Federal do Acre. A faculdade, informou o senador, hoje conta com residência e mais de 11 especializações e ajudou a aumentar a presença de médicos na região.

Compartilhar