Um ano depois de aprovado, jovens cobram efetivação do Programa Jovem Aprendiz na Assembleia Legislativa

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

A galeria Marina Silva, na Aleac se transformou em palco de manifestação nos últimos dias. Depois das manifestações que pedem a aprovação da PEC que extingue a pensão vitalícia de ex-governadores e dos protestos de professores em greve, a Casa foi ocupada na manhã desta quarta-feira (10), por jovens que cobram a efetivação de um projeto aprovado pelos deputados estaduais.

Com cartazes nas mãos, dezenas de estudantes querem saber por que o Programa Jovem Aprendiz, que prevê a contratação de estagiários pelo Poder Legislativo ainda não foi efetivado na Aleac. O projeto foi apresentado pelo deputado Jonas Lima (PT), no mês de junho de 2012. Mesmo com a matéria aprovada em plenário, nenhum jovem aprendiz foi chamado para estagiar na Casa.

estudantes

As contratações do Projale aconteceriam através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). De acordo com Jonas Lima, o projeto foi apresentado no dia 28 de junho. “Desde o começo do ano, estou tentando  marcar uma reunião com o presidente da Casa, para efetivar o contrato, mas não recebi resposta positiva”, diz o parlamentar petista.

Em reunião com os estudantes, o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago informou que o projeto ainda não foi efetivado por problemas com a Lei de Reponsabilidade Fiscal. Santiago destacou ainda, a queda de arrecadação do estado que teria reduzido o orçamento dos poderes, impossibilitando que algumas medidas fossem implantadas.

O deputado Luis Tchê propôs que cada um dos 24 deputados estaduais contratasse um jovem aprendiz, mas a ideia não foi bem recebida por alguns parlamentares. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana, quando os membros da Mesa Diretora prometem estudar uma solução para a efetivação do Projale.