Em seis meses, Juizado de Trânsito realiza mais de 1.400 atendimentos

Nos primeiros seis meses deste ano, o Juizado de Trânsito (Jtran) da Comarca de Rio Branco realizou 1.473 atendimentos em acidentes de trânsito. Desse total, 1.095 resultaram em processo judicial. Nesse período foram firmados 557 acordos nos locais de acidente, o que corresponde a 38% do total de ocorrências.

Segundo a coordenadora dos Juizados Especiais no Acre, a desembargadora Cezarinete Angelim, o importante é garantir a possibilidade de acordo. “Nosso objetivo é estar mais próximo da comunidade, chegando o mais rápido às ocorrências. No entanto, o mais importante é garantir aos cidadãos a possibilidade de realização de acordos no próprio local dos sinistros (acidentes). Isso evita possíveis desentendimentos, brigas e o processo judicial. Tudo é resolvido ali mesmo”, explicou.

De acordo com a magistrada, o intuito é resolver o conflito de forma amigável e, apenas quando não é possível, as partes são acionadas judicialmente. Nesse caso, já são marcadas também no local as audiências de conciliação, instrução e julgamento dos litígios.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), a frota de Rio Branco é de aproximadamente 130.000 veículos, sendo que, mensalmente, entra em circulação na cidade uma média de 1.200 veículos, entre novos e transferidos de outras cidades.

Da redação ac24horas
Com informações do TJ/AC