O Acre, no início deste mês, atingiu a marca de 196.763 veículos registrados, dos quais 133.337 estão na capital, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Até o momento, de acordo com a autarquia, apenas 56% dos proprietários ainda não quitou as taxas obrigatórias.
Os donos de veículos de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5 ,6 e 7, já estão com o prazo de pagamento vencido e devem procurar o atendimento da autarquia para solicitar novo o borderô.
O coordenador do Comando Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Herbson Sousa, explica que as blitze têm sido intensificadas e os dados apresentados resultam em uma maior rigidez na verificação dos documentos obrigatórios, durante as abordagens. “As sanções administrativas que podem ser aplicadas a quem dirige com o documento de porte obrigatório vencido são multa de R$ 191,54, sete pontos na habilitação e a apreensão do veículo, pois é uma infração gravíssima”, explica.
Para que possam ser licenciados, os veículos devem estar com seus débitos devidamente pagos, incluindo multas lançadas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório e taxa referente à prestação do serviço de licenciamento, para que assim possa ser emitido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), conhecido popularmente por documento de porte obrigatório.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acr