Ladrões realizam arrastão a mais uma escola em Rio Branco

Gleydison Meireles – da redação de ac24horas
ggreyck@gmail.com

Sem título-3A falta de segurança e de estrutura nas escolas em Rio Branco é uma das pautas de reivindicação dos professores que estão a cerca de 30 dias em greve. Nos últimos meses escolas em vários bairros da capital acreana viraram alvo de vândalos e ladrões que aproveitam da falta de estrutura e o cancelamento do contrato com as empresas de vigilância armada para realizarem arrastões nos prédios escolares.

O alvo da vez dos marginais foi o Núcleo de Apoio Pedagógico Dom Bosco, localizado no Bairro Primavera, próximo a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Os bandidos invadiram a escola na madrugada de quarta-feira (24) e realizaram um verdadeiro arrastão no local.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Rosilda Moura de Souza, cerca de 20 salas foram arrombadas pelos bandidos, que levaram quatro televisores de LED de 42 polegadas e equipamentos de internet, além de outros bens públicos.

O local está sem vigilância armada desde o final de abril, quando o Governo do Estado cancelou os contratos com as empresas que faziam a segurança das escolas. A vigilância agora é realizada através de monitoramento de vídeo.

“Depois que a segurança armada foi retirada das escolas vivemos apreensivos, o monitoramento de vídeo é ineficaz e a prova é o que aconteceu aqui nesta madrugada. Vamos comunicar a Secretaria de Educação e pedir que retome os contratos com a segurança armada”, disse a coordenadora.

Os ladrões arrancaram os miolos das fechaduras e mudaram as posições das câmaras de monitoramento, além de usarem o forro do prédio para acessar parte das salas.

Pela manhã peritos do Instituto de Criminalista estiveram no local para realizar pericias no local.

A cerca de dois meses a escola José Augusto de Araújo foi invadida pelos marginais que fizeram uma verdadeira “limpa” no local, até o momento nenhum dos bens furtado do local foi recuperado.