Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com
Uma luz no fim do túnel. O secretário de estado adjunto de esportes, Mauro de Deus, em entrevista ao ac24horas confirmou a liberação de 260 mil reais para os clubes que participaram do Campeonato Estadual de Futebol 2013. Desse montante, cerca de 45 mil será destinado ao Plácido de Castro e 40 mil reais para o Rio Branco Futebol Clube.
Mauro informou que o atraso na liberação dos recursos foi devido a problemas na prestação de contas das equipes, que este ano, tiveram que apresentar relatórios dos repasses que receberam em 2010, 2011 e 2012.
“Até o final de junho eles tiveram problemas com documentação. Depois disso é que foram assinados os novos contratos para 2013 que passam a ser liberados agora”, garantiu.
A parcela de 260 mil reais é referente a premiação do campeonato estadual de 2013. Despesas de transportes e de manutenção dos clubes durante a competição serão pagas somente em setembro, segundo Mauro de Deus.
“O governador se sensibilizou com a situação principalmente das equipes do Rio Branco e Plácido de Castro e pediu agilidade na liberação dos recursos”, acrescentou o secretário adjunto.
Rio Branco e Plácido de Castro atuam na série C e D do campeonato estadual com participações diferentes. Enquanto a equipe estrelada que foi vice-campeã do certame estadual ocupa a lanterna de sua chave na série C, o Plácido de Castro divide o primeiro lugar na série D, com fortes chances de avançar na etapa de classificação.
Para o vereador Zé Hamilton, do PSD de Plácido de Castro, a liberação dos recursos é um alívio “principalmente pela campanha do Plácido de Castro”, disse. Hamilton protestou pelos quatro meses de salários atrasados.
“Isso não poderiam estar acontecendo, porque o Plácido é um time do interior, não poderia ser completamente abandonado pelo poder público”, desabafou.
CRONOGRAMA DE LIBERAÇÃO
Segundo Mauro de Deus, os recursos já foram empenhados e serão liberados até amanhã para a conta da secretaria de educação. O repasse será feito para a Federação de Futebol do Estado do Acre que depositará o dinheiro nas contas dos clubes. “No prazo de cinco dias uteis esse dinheiro vai chegar para as equipes”, garantiu.
SOBRE A SÉRIE C E D
Mauro de Deus aproveitou a oportunidade para esclarecer que o governador Sebastião Viana em nenhum momento garantiu ajuda na campanha dos representantes do estado nas séries C e D.
“Não foi criada nenhuma expectativa, sempre afirmamos que essa ajuda estaria condicionada as condições financeiras do estado por causa da crise vivida em todo o Brasil, mas nunca foi criada nenhuma expectativa”, esclareceu.
Contrária à afirmação do secretário de esportes, o presidente interino do Rio Branco, Raul Marcel disse essa semana que o governo ficou de ajudar o time na competição da série C. Nas contas de Raul, o time tem a receber R$ 80 mil.