Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com
A prefeitura de Cruzeiro do Sul está fazendo fortes investimentos na mecanização agrícola através da secretária Agricultura e Desenvolvimento Agrário. O objetivo é aumentar a produção e impulsionar o agronegócio com ações em parceria com os produtores rurais das seis vilas que pertencem ao município. Quase 500 hectares passaram por aradagem em 100 dias de trabalho da equipe da pasta de agricultura.
Segundo o prefeito Vagner Sales (PMDB), 12 tratores estariam em atividade diária na zona rural de Cruzeiro do Sul, atendendo simultaneamente, 12 propriedades rurais por dia. “A prefeitura está atendendo incialmente aos agricultores que tenham até três hectares para fazer a mecanização. Os produtores estão tendo toda a assistência técnica necessária para produzir mais e aumentar a renda familiar”, destaca.
O prefeito acredita que mais de 1.500 hectares passarão pela mecanização agrícola até o final do segundo semestre deste ano. Os números seriam animadores. De acordo com Sales, uma média 130 a 140 produtores estariam sendo atendidos por safra. Cada agricultor estaria colhendo uma média de três safras. “Podemos dizer somos um dos maiores produtores entre os 22 municípios do Acre”, comemora Vagner Sales.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Erni Dombroswski diz que apesar da peculiaridade climática de Cruzeiro do Sul, os técnicos agrícolas estão conseguindo ótimos resultados na implantação de novas técnicas que permitem o melhor aproveitamento do solo. “Em pequenas áreas de terra, os produtores estão tendo sucesso ao fazer plantação de melancia consorciada com outro tipo de cultivo”, enfatiza.
No ramal Mourapiranga, os pequenos produtores comemoram a parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul. O agricultor, Manoel Lima da Costa, de 53 anos, destaca que a mecanização agrícola acompanhada da total assistência técnica da Secretaria Agricultura e Desenvolvimento Agrário estão mudando a realidade do setor produtivo da localidade. O produtor afirma que é possível fazer cultivos diferentes nas áreas mecanizadas.
“Sempre trabalhei com a terra, gosto de fazer calo nas mãos e plantar, mas depois que começamos a receber a assistência da prefeitura, tudo está melhorando. Tenho quatro hectares, dois estão sendo recebendo aradagem. Neste local vou plantar melancia, logo após a colheita pretendo fazer uma roça de macaxeira. Podemos produzir mais e oferecer produtos de qualidade ao consumidor da cidade”, afirma Manoel Costa.
Vagner Sales visitou as propriedades que estão recebendo a mecanização agrícola. O prefeito diz que a meta de sua administração é possibilitar aos agricultores oportunidades de agregar valores às propriedades com novas áreas de cultivo para aumentar a produção no campo e impulsionar a economia de Cruzeiro do Sul. Sales informou ainda, que novos equipamentos estarão sendo disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
“Todo o maquinário será utilizado no programa de mecanização agrícola de Cruzeiro do Sul. O produtor contará com transporte dos insumos e escoamento da produção para os mercados públicos da cidade. Estas ações darão aos agricultores a oportunidade de melhor preparar suas áreas garantindo aumento de produtividade, através do manejo adequado do solo, aumentando a renda familiar e a geração de novos empregos”, justifica Sales.
A prefeitura de Cruzeiro do Sul está garantindo o escoamento da produção agrícola de todas as vilas, ramais e comunidades de ribeirinhos. Dezenas de barcos percorrem os rios do município transportando os produtos dos pequenos produtores. A administração municipal disponibiliza ainda, de caminhões que atendem a todas as vilas e ramais do município, garantindo melhor preço e maior renda aos agricultores.