Os médicos reunidos em assembleia na noite desta sexta-feira (26) decidiram aprovar a contraproposta do governo do Estado e encerraram a greve geral. Toda negociação foi mediada pelos ministérios públicos Estadual e do Trabalho.
Segundo o acordo apresentado pela secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o lançamento do edital do concurso público ocorrerá até setembro deste ano. O documento que sela o acordo ainda afirmou que existirão melhorias na estrutura física das unidades de saúde.
Os médicos estavam parados desde o dia 23, mantendo apenas os serviços de urgência e emergência, suspendendo atendimentos que estavam agendados.
Com o fim da mobilização, os serviços agendados serão retomados e os pacientes serão remarcados conforme a demanda da central de atendimento a cirurgias.
A expectativa é que até setembro todas as reivindicações da categoria estajam atendidas.
Desde de 2010, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) vem buscando negociar melhorias nos serviços, o que resultou em diversas tentativas frustradas até a data de ontem.
“O acordo foi importante para a valorização do trabalho médico e para uma melhor qualidade de atendimento a população”, finalizou o presidente do Sindmed, José Ribamar Costa.