Empresários articulam desoneração da carga tributária

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com

Era para ser apenas uma feira de entretenimento, mas a redução da carga tributária esteve na agenda de empresários filiados da Associação Comercial do Acre que discutiram na noite desta terça-feira (30) na Expoacre 2013, a redução na carga tributária para garantir maior competitividade dos lojistas no mercado.

 A associação comercial do Acre disse que apoia a medida para que empresários do Acre possam praticar preços mais competitivos. Mas além desse tema, chamado de atual pelo presidente da ACISA, Jurilande Aragão, o associação discutiu pautas mais antigas como o andamento do processo que trata da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e CONFINS, medida que pode reduzir a tarifa de energia no Acre.

 “Mesmo sendo uma festa a associação está discutindo como reduzir a carga tributária, estamos preocupados com a geração de emprego e renda, taxa que pode aumentar com a redução dos impostos”, garantiu Jurilande.

 Para ele, os empresários acreanos querem empregar mais, “porém estão sujeitos a essa redução de impostos”, comentou. Jurilande disse que em todo o Brasil, paga-se 38% do PIB com a cobrança de impostos. Ainda de acordo a ACISA, um movimento pede a redução dessa taxa para 30%.

 “Na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esse percentual chegou a 22%”, lembrou Jurilande.

 Outro tema amplamente debatido no estande do Sebrae foi o recurso já transitado em julgado sobre o PIS (no período de 10/10/1990 até 1996) que os empresários têm direito de resgatar. O palestrante foi o advogado Marcio Danzicourt, mas segundo Jurilande “a demanda atende exclusivamente quem é associado”, concluiu.

 Acisa1