Expoacre mostra resultados de investimentos na suinocultura

Na Fazendinha, como é chamado o espaço que mostra a produção acreana na Expoacre, uma baia exibe 22 porcos. São animais de grande porte e raça de qualidade, criados por alguns dos maiores empresários do estado.

Hoje, existem mais de 30 mil suínos em mais de 500 propriedades no estado. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) realizou uma coleta de sangue em 2.857 animais em mais de 300 propriedades e o resultado de Peste Suína foi negativo em todos,o suficiente para gerar o certificado de área livre de peste suína pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. .

De acordo com o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, o setor vai receber R$ 15 milhões, a partir de uma parceria público/privado.

Cerca de R$10 milhões serão destinados a criação de 55 unidades de engorda suína em todo o estado, e o restante será investida na construção de um frigorífico. A ordem de serviço para início da obra deve acontecer dia 9 de agosto. Até abril do ano que vem todas as obras devem estar concluídas.

Outro investimento é a implantação do Complexo de Suinocultura Dom Porquito.Com investimentos privados, a indústria de criação e abates de suínos, com sede em Brasileia, se destaca com a geração de mais 800 empregos diretos no setor, provenientes do envolvimento de cerca de 100 produtores familiar.

Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre