Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com
O deputado federal Taumaturgo (PT) anunciou nesta segunda-feira (12) o lançamento de sua candidatura para a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), em evento promovido pelas correntes internas petistas Democracia Socialista (DS) e Esquerda Popular e Socialista (EPS). A escolha acontece no dia 10 de novembro. Quatro candidaturas poderão ser registradas.
Os deputados estaduais Jonas Lima e Geraldo Pereira declararam apoio ao nome de Taumaturgo Lima. Lideranças petistas também prestigiaram o lançamento da candidatura, que de acordo com Lima estaria entrando na disputa porque “quero acabar com a falta de comunicação dentro do Partido dos Trabalhadores”, declarou.
O candidato criticou sem revelar nomes, membros do PT, que de acordo com ele, não estariam contribuindo com o processo democrático das decisões partidárias. O deputado federal destacou ainda, que o novo momento que o Brasil e o Acre vivem “se torna necessário que mudanças corram também no direcionamento das legendas partidárias”.
O deputado estadual Jonas Lima, que chegou a se confrontar com lideranças petistas e teria sido “convidado” a se retirar de uma reunião da base de governo com o governador Sebastião Viana (PT), declarou que a candidatura de Taumaturgo Lima não seria um blefe político. “Esta chapa ao diretório regional é para valer, não é para barganhar cargos”, enfatiza.
O líder do PT na Aleac, Geraldo Pereira também declarou apoio a Taumaturgo Lima. Pereira também é um dos deputados que teve problemas com líderes petistas. Ao lançar sua candidatura à presidência da Aleac, no ano passado, levou um carão do assessor especial e articulista político do PT, Francisco Nepomuceno, o Carioca.
Mesmo batendo de frente com algumas correntes internas do PT, Taumaturgo Lima destaca que pretende continua fazendo a defesa firme das administrações da Frente Popular do Acre. “Queremos um PT novo que cuide de seus parlamentares, um PT que tenha diálogo com seus prefeitos e vereadores e um PT que seja para todos os petistas”, diz Taumaturgo.
O deputado federal destacou que estaria preparado para disputa. “Nós queremos uma grande mudança no partido, o momento exige, a população está na rua e é uma oportunidade que o PT tem de entra num novo ciclo fortalecendo a democracia socialista e promovendo o debate e a comunicação das decisões internas do partido”, finaliza Taumaturgo.
Outras duas candidaturas já foram postas. O deputado federal Sibá Machado e Ermício Sena também são candidatos à presidência do diretório regional petista. Uma quarta chapa deverá ser registrada nos próximos dias. O nome que encabeça a quarta candidatura ainda não estaria definido, mas alguns ainda acreditam no consenso.
Os simpatizantes da candidatura de Taumaturgo Lima trataram de esquentar o clima de disputa nas fileiras petistas e afirmaram que o lançamento da chapa do deputado federal seria apenas o início da luta contra a ditadura que foi estabelecida dentro do PT.