A Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos completa quatro meses de funcionamento no mês de agosto e comemora o sucesso do trabalho de tratamento humanitário promovido pela instituição que atende a 72 pessoas em suas instalações, além de promover trabalhos ligados ao tratamento de dependentes químicos em vários municípios do Acre.
Idealizada pela deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC), a comunidade intensifica suas ações para reinserir o dependente químico a sociedade através do acompanhamento médico, orientação religiosa e capacitação profissional. A presidente da CT, a advogada Gabriela Câmara destaca que o diferencial da instituição é o “comprometimento e a vocação para salvar vidas”.
“Temos uma equipe capacitada que faz um tratamento diferenciado. Nossos colaboradores receberam treinamentos para recuperar dependentes químicos em Campinas-SP. O nosso diferencial é que o tratamento se estende aos familiares dos residentes que participam das atividades e recebem atenção psicológica para lidar com a doença de seus familiares”, diz Gabriela.
Segundo a presidente da CT, o tratamento oferecido gratuitamente é baseado na metodologia dos 12 passos, um programa criado nos Estados Unidos em 1935, e utilizado atualmente no combate a todos os tipos de dependência química. “A filosofia do tratamento é baseada no compromisso com o ser humano, com esforço focado na recuperação de vidas”, enfatiza Gabriela Câmara.
Com uma equipe formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais, a CT tem uma meta ambiciosa que é recuperar 85% dos dependentes tratados no local. “Pela seriedade do trabalho realizado, podemos afirmar que estamos entre as melhores instituições da América Latina. Nosso trabalha tem sido reconhecido em nível nacional”, comemora Gabriela.
Os residentes estão recebendo também os trabalhos de laborterapia, escutas individuais, aulas de alfabetização, aulas de educação física e aprendizado de cultivo em horta. “É gratificante restaurar e resgatar vidas. Parte da sociedade olha com desprezo esta doença, mas todos merecem uma oportunidade de recomeço. Acredito na vida apôs as drogas”, destaca Gabriela.
Além do acolhimento e tratamento nas instalações da CT, os colaboradores da instituição promovem palestras de prevenção do uso e abuso de drogas licitas e ilícitas nos municípios de Rio Branco, Plácido de Castro, Acrelândia e Porto. Os profissionais promovem constantes visitas em locais onde funcionam os locais de consumo de drogas que ficaram conhecidos como “cracolândias”.
Pelo trabalho desenvolvido na administração da Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos e na direção da Rede Rádio Boas Novas de Comunicação, Gabriela Câmara estaria sendo sondada para disputar uma vaga de deputada estadual nas eleições 2014. Questionada se aceitaria o desafio das urnas, ela desconversa e diz seu foco é o trabalho que desenvolve.
“Não pensei nesta possibilidade de entrar numa carreira política. Recebi convites, mas estou muito empenhada em realizar o trabalho humanitário na CT e dirigir a Rádio e Televisão Boas Novas, estes projetos me fascinam. Para ser sincera, meu foco é o trabalho que desenvolvo diariamente. Posso continuar ajudando as pessoas onde estou”, finaliza Gabriela Câmara.