Sindicato queima foto de Sebastião Viana em protesto pelo descaso com a Defensoria Pública no interior

Tião queimando

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Uma foto do governador Sebastião Viana (PT) foi queimada por uma sindicalista durante uma manifestação dos movimentos sociais e sindicatos na manhã desta terça-feira (13), na cidade de cruzeiro do Sul. Os manifestantes criticaram os deputados estaduais pela não aprovação da emenda à LDO que aumentava o orçamento da Defensoria Pública do Acre.

O protesto foi organizado para reivindicar melhorias na Defensoria Pública do Acre, que de acordo com denúncias estaria passando por sérias dificuldades em todas as cidades do interior do Estado. Em Cruzeiro do Sul, a instituição estaria com o aluguel do prédio atrasado, não teria veículos, internet  e o quadro de servidores não atende a demanda do município.

O aluguel do prédio onde funciona a Defensoria em Cruzeiro do Sul custa R$ 8 mil. De acordo com informações de servidores, o atraso no pagamento seria uma rotina. Até mesmo o despejo da instituição chegou a ser informado por pessoas que fizeram parte do movimento que fez críticas veladas à atuação dos deputados estaduais na Aleac.

ardendo_in12345

Com um repasse de 0,45%, os defensores públicos reivindicam que reajuste para 1% no repasse da instituição. Os defensores reivindicam ainda, melhores salários, condições adequadas de trabalho e reestruturação da Defensoria Pública em todo o estado. O presidente da Associação dos Defensores, Gerson Boaventura participou do ato.

“Hoje somos julgados e condenados e não temos direito a defesa”, diziam os cartazes dos manifestantes. As faixas revelavam toda revolta popular com os deputados estaduais: “a sociedade de Cruzeiro repudia a atitude dos deputados que votaram contra o aumento para Defensoria Pública”.