Governo e Prefeitura se reúnem amanhã com invasores da APA Irineu Serra

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com

Governo e Prefeitura se reúnem amanhã (20) com as famílias invasoras da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, na parte alta da cidade. Desde a semana passada que técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município e do gabinete do prefeito Marcus Viana, tentam a desocupação das terras através do diálogo.

Os invasores afirmam disposição para retirada do local desde que seja assumido pelo município ou pelo governo, um compromisso de moradia digna. Um dos representantes da prefeitura, Wilton Cesar, esteve no local e garantiu envolver o estado nas negociações com os invasores.

“Não queremos terra de ninguém, estamos cansados de esperar pelas casas do governo, queremos garantias de moradia como assegura a constituição”, disse Manoel de Lima, um dos invasores.

Cerca de 200 famílias fazem o que os técnicos afirmam ser pré-invasão, já que as terras – após o loteamento Novo Horizonte – não foram totalmente ocupadas.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as áreas são, dentro da APA, portanto sujeitas, além da legislação comum territorial do município, às restrições de parcelamento e autorização (licenciamento ambiental).