Instituto Acreano de Imagens mantém vasta programação para comemorar o Mês da Fotografia

Além do Curso Básico de Fotografia, o Instituto Acreano de Imagens (IAI) mantém uma grande programação em agosto, Mês da Fotografia. No começo do mês, o IAI promoveu a Saída Fotográfica Caminhos da Revolução, no antigo Seringal Benfica (trilhas na mata, rio Acre e túmulo de Plácido de Castro), que também comemorou o 6 de Agosto, o Fim da Revolução Acreana.

21

Na sequência, o IAI inaugurou mais um Curso Básico de Fotografia com uma turma de quinze pessoas. As aulas ocorrem nos finais de semana na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O objetivo do curso é levar o estudante a fotografar cenas diversas utilizando os recursos fotográficos essenciais de um equipamento digital manual. Além disso, o curso ajuda o estudante a formar uma cultura fotográfica e senso crítico acerca de sua produção visando obter imagens com qualidade. Em aulas práticas e teóricas, os alunos vem desenvolvendo habilidades em história da fotografia, linguagem fotográfica, equipamento fotográfico manual e luz.

No final de agosto, o IAI e a iniciativa O Click da Vez promovem mais uma edição do Cipó Fotográfico com a fotos produzidas na Saída Fotográfica Caminhos da Revolução. Em setembro, ainda dentro da programação do Mês da Fotografia, o IAI promove a 1ª Foto vivência no Seringal Cachoeira, uma imersão fotográfica aos mistérios da floresta e ao cotidiano dos seringueiros acreanos. “A Foto vivência possibilita visualizar cada foto, pois cada uma tem uma intenção”, propõe Marcos Vicentti, professor de fotografia e presidente do IAI. O Seringal Cachoeira está localizado em Xapuri. AABB é grande parceira que valoriza a arte e a cultura

A fotografia digital, que nos últimos anos consolidou o seu espaço, tem como um de seus personagens os equipamentos de última geração, possibilitando a alta definição da imagem, mobilidade e interatividade, sendo a principal mudança do mercado de audiovisual, como um todo a convergência da tecnologia analógica para a digital.

“Temos que fazer nosso nossos agradecimentos ao Elon Machado presidente da AABB, homem de visão empreendedora que tem prazer em incentivar a cultura e a arte. A parceria com o IAI já dura um ano e tem sido muito rica para todos”, disse Marcos Vicentti.

De acordo com levantamento do IAI, o mercado de fotografia está aquecido e em ascensão, e as profissões ligadas à fotografia se movimentam no ritmo acelerado das tecnologias digitais, que assumem lugar de destaque no cotidiano das pessoas e das organizações.