Os médicos estrangeiros que participarão do programa do governo federal Mais Médicos vão começar a trabalhar nas unidades básicas de saúde no dia 16 de setembro. Antes, os profissionais vão participar de um treinamento de três semanas sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). A informação é do secretário nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
No Acre, 41 médicos confirmaram participação no programa, segundo anúncio divulgado na última sexta-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Eles serão distribuídos em dez municípios e duas comunidades indígenas. O ministério adiantou que 31 dos médicos são estrangeiros.
Os 400 médicos cubanos, que chegarão ao país na próxima segunda-feira, também começam a trabalhar no mesmo dia. A maioria deles deve ser alocada em cidades do Norte e Nordeste.
Nesse treinamento, qualquer um desses médicos, sejam brasileiros ou estrangeiros, pode ser desclassificado se for reprovado nas avaliações, feitas por universidades públicas.
O programa Mais Médicos foi lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff para ampliar a presença de médicos, brasileiros ou estrangeiros, no interior do país e nas periferias das grandes cidades.
Da redação ac24horas
Com informações de Folha de S. Paulo