O folclorista Câmara Cascudo e o líder seringueiro Chico Mendes juntos na Sapucaí. Essa é a proposta da Unidos de Vila Isabel, que mostrará na Avenida a diversidade dos biomas do Brasil e a força da cultura de cada população ao redor. Os dois serão as inspirações da atual campeã para levar à Sapucaí as particularidades de cada região brasileira.

A diretoria da escola de samba divulgou a sinopse do enredo “Retratos de um Brasil plural” e fez uma breve explanação para os compositores sobre o tema, deixando claro o desejo de exaltar “o corpo e alma do país”.

Responsável pela criação do enredo ao lado do historiador Alex Varela, o carnavalesco Cid Carvalho fez questão de de sugerir o melhor caminho para as composições. Com passagens pelo “Inferno Verde” (Amazônia) e pela “Floresta de cabeça para baixo” (Cerrado), e a “Floresta branca” (caatinga), o artista ressaltou a importância de se mesclar as características naturais e culturais de cada bioma.

“Retratos de um país plural nada mais é do que um retrato do povo do nosso Brasil. O foco deste tema é a mescla do meio-ambiente e das populações se manifestando através do folclore. Câmara Cascudo e Chico Mendes vão servir de inspiração, eles são os condutores do nosso enredo. Queremos exaltar e misturar o corpo e a alma do nosso país. Vamos passar pelo inferno verde da Amazônia e pela floresta de cabeça para baixo que é o Cerrado. Quando eu chegar na Caatinga eu não vou falar somente dela, vamos mostrar o homem que vive nesta região e, acima de tudo, a manifestação desse povo. Queremos mostrar o resultado do convívio do homem com seu ambiente. Queremos retratar o que essa gente tem de ensinamento, o que eles têm para nos mostrar, como convivem com o que foi deixado por cada geração. Vamos conhecer um pouco mais da nossa gente, do nosso chão. Falar do nosso país sim, mas mostrar suas lendas e a força de cada pedacinho do nosso Brasil através do Carnaval”, analisou Cid Carvalho.

Da redação ac24horas
Com informações de O DIA