Secretaria de Desenvolvimento Social promove capacitação de indígenas em programas sociais

Jairo Carioca – da redação de ac24horas

O secretario de Desenvolvimento Social do Estado, Antônio Torres, informou a realização por toda a semana, do trabalho de capacitação para lideranças indígenas e técnicos de secretarias municipais de Assistência Social na Aldeia Barão, Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima. A ação acontece depois que o ac24horas divulgou uma série de reportagens sobre a situação de extrema pobreza no Acre.

A reportagem mostrou com base em dados fornecidos pelo governo do Acre, que os programas do governo federal com base em transferência de renda não chegam às aldeias indígenas, ribeirinhos e povos da floresta. No Acre, pouco mais de 50% das famílias indígenas que vivem abaixo da linha de pobreza, estão cadastradas.

Em entrevista concedida a agência de comunicação do governo, Torres disse que o objetivo é capacitar as lideranças indígenas e gestores ante os programas do Ministério do Desenvolvimento Social que são executados através da Seds e de secretarias municipais. Também fazem parte da capacitação temas como segurança alimentar e especialmente os direitos da mulher, o que atraiu muitas mulheres indígenas ao encontro.

Ainda segundo a estatal participam da capacitação representantes de aldeias indígenas  dos povos Puyanawa, Ashaninka, Huni Kuin, Katuquina, Arara e Nukini, de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Jordão, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus. Os municípios citados, com exceção de Cruzeiro do Sul, enviaram representantes das secretarias municipais.

“É importante esse trabalho de orientação, porque os programas de governo tendem a se adaptar às realidades, principalmente com a realidade das comunidades indígenas. Algumas aldeias ficam próximas dos centros urbanos e, para elas, é mais fácil ter acesso aos serviços, mas para as comunidades mais distantes esse acesso é mais limitado”, disse Torres.