O Partido dos Trabalhadores escolhe em novembro a nova composição de suas direções municipais, regionais e nacional através de do PED 2013 – Processo de Eleições Diretas. Todos os filiados podem votar desde que estejam em dia com as contribuições partidárias, o prazo final para a quitação de débitos com os diretórios termina na sexta-feira (30/08).
“Através do PED 2013 os militantes petistas podem exercer o direito de escolher seus representantes nas diversas instâncias do partido. É um processo democrático onde todo filiado pode votar ou colocar seu nome a disposição para ser votado”, disse o presidente regional do PT, Léo de Brito.
O PT é o único partido brasileiro que elege seus dirigentes através do voto universal e direto. Na última resolução o partido instituiu cotas para mulheres, jovens, negros e indígenas. Pelo menos 50% dos cargos de direção devem ser ocupados por mulheres.
Filiados inadimplentes devem buscar seus diretórios para quitação das pendências. A não quitação ou negociação dos débitos com o partido até a sexta-feira (30) impedem o filiado de votar no PED 2013.