Luciano Tavares, de Sena Madureira-AC
lucianotavares.acre@gmail.com
Mais políticas de educação e esporte foram as principais reivindicações feitas ao senador Sérgio Petecão (PSD), pelos vereadores de Sena Madureira, durante reunião na noite desta quinta-feira, na Câmara do Município.
Os nove vereadores presentes ao encontro acreditam que investimentos, especialmente, nos dois setores são importantes aliados na prevenção à criminalidade, já que Sena Madureira tem um alto índice de violência e o tráfico de drogas a cada dia cresce no município.
No tema educação, os parlamentares reclamaram ao senador a necessidade da implantação de cursos de nível superior da Universidade Federal do Acre. No município há um núcleo da instituição que nunca funcionou. Em resposta aos vereadores, o senador disse que vai conversar com o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, sobre o assunto.
“Esse é um pedido de todos os municípios por onde eu passei. Há uma demanda reprimida de jovens que saem do ensino médio e ficam sem estudar, se acesso ao ensino superior. Vou conversar com a reitoria da Ufac para que traga para Sena Madureira cursos de nível superior. É fundamental essa parceria com o ensino público e a gente sabe que há municípios que tem cursos universitários, mas são particulares e as pessoas de baixa renda não têm condições de ter acesso. Se for preciso convênio, emendas eu estarei à disposição da nossa Universidade para instalar núcleos de ensino não só em Sena, mas em outras cidades do Acre”, explicou o senador.
Os vereadores também pediram ao senador a destinação de emendas para a construção de uma quadra esportiva no bairro Bom Sucesso, região considerada a mais violenta da cidade.
Petecão lembrou que em vários municípios do Acre há quadras de grama sintética construídas através de suas emendas parlamentares.
Ainda sobre o tema esporte, os vereadores reclamaram das obras abandonadas do estádio municipal Marrerão.
O senador lembrou que destinou ao estádio R$ 1 milhão de emenda e disse que continua disposto a ajudar na conclusão da obra, que estaria embargada pela Justiça.
Ao final da reunião, o senador disse que vai tratar das prioridades com prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR).
“Vou conversar com o prefeito Mano para tratar quais são as principais demandas de sua administração. Eu coloco aqui o meu gabinete à disposição. Espero que essa parceria continue, essa parceria com o meu gabinete e a Câmara de Sena”, disse Petecão.
O presidente da Câmara, vereador Mastrô (PR), aproveitou para agradecer Petecão pela visita ao lembrar que pela primeira vez o parlamento do município recebe a visita de um senador.
Petecão continua sua agenda nesta sexta-feira, onde visita o município de Feijó. A agenda se encerra em Tarauacá.