Acre inicia cadastro de médicos formados no exterior

Começou nesta segunda-feira (2), o cadastramento de médicos formados pelo exterior. Na abertura da ação, a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, reuniu-se com vários profissionais no intuito de esclarecer possíveis dúvidas. “Nesse primeiro momento, o governo do Acre entende que devem ser priorizados os médicos brasileiros que são formados em países que fazem fronteira com nosso estado, e não tiveram oportunidade de fazer o cadastro no programa Mais Médicos”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

Esses médicos irão atuar na atenção básica de saúde do Acre, buscando fazer um trabalho de maior resolutividade, com a qualidade de assistência na prevenção e promoção de saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), caso o Ministério da Saúde aprove a proposta do Acre, os novos médicos irão passar por três semanas de treinamento. Depois disso, serão avaliados por um tutor capacitado que irá homologar as inscrições desses profissionais, de acordo com requisitos técnicos acadêmicos.

O cadastro estadual de médicos brasileiros formados em outros países está sendo realizado na Biblioteca Pública, no Centro de Rio Branco, de 2 a 5 de setembro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O objetivo do governo do Estado é identificar quantos são os médicos brasileiros formados em outros países que querem trabalhar no Acre, para buscar, junto ao Ministério da Saúde, a possibilidade de contratação deles, por meio do programa Mais Médicos.

Para participar do cadastro estadual, os médicos brasileiros formados em outros países devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e diploma. Os que não estiverem no Acre poderão enviar documentos por meio de terceiros, como parentes e amigos, mediante apresentação de procuração registrada em cartório.

Da redação ac24horas

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhar