De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, setembro é o mês cujas temperaturas máximas começam a ficar muito altas, mas, ainda é um mês com baixa umidade do ar e, em média, tem, apenas 7 dias de chuva. “É o mês em que ocorrem fortes temporais, com raios e ventanias. Podem ocorrer temperaturas baixas, pois já houve vários registros, neste mês, entre 10ºC e 13ºC”, disse o pesquisador em seu portal de meteorologia, O Tempo Aqui.
O pesquisador salienta que este mês é onde as temperaturas mínimas médias aumentam 1,7ºC, em Rio Branco, em relação ao mês anterior, devido à baixa umidade do ar, que proporciona uma maior insolação, por causa da menor quantidade de nuvens.
Em Rio Branco, o volume médio de chuvas é de 96,4mm, ou seja, mais que o dobro do mês anterior, que foi de 40,4mm. No entanto, é bom ressaltar que são dados médios, não implicando, necessariamente, que em setembro de 2013 vai chover, exatamente, de acordo com a normal climatológica. Poderão ocorrer, inclusive, fortes temporais, com raios e ventanias, como os que ocorreram, neste mesmo mês, no ano anterior, em 2012, que causaram alguns estragos e transtornos à população riobranquense e de outros municípios acreanos. Em Cruzeiro do Sul, o volume de precipitação fica situado em torno de 140mm.
Ainda segundo o histórico da meteorologia, os municípios que tem o menor volume de chuva, em setembro, são Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard , ficando em torno de 70mm, exatamente o dobro do mês anterior. Enquanto isso, os municípios com o maior índice pluviométrico no mês são Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
“Quanto à temperatura média geral, não há diferença significativa em relação ao mês de agosto, à exceção das máximas, que podem atingir valores superiores a 35ºC, com certa frequência”, revela Friale.
Da redação ac24horas
Com informações do Portal O TEMPO Aqui