Em três dias, nível do rio Acre baixa 43cm e atinge a marca de 1m87cm

Desde o último sábado, 31, o até a manhã desta quarta-feira, 4, o nível do rio Acre em Rio Branco baixou 43cm e atingiu a marca de 1m87cm. No final de semana, a marca era de R$ 2m30cm. De acordo com a Defesa Civil, essa é a menor marca atingida no ano. Historicamente, a menor cota foi em 2011 quando o nível chegou a 1m50cm.

Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil vão continuar em situação de emergência por conta da estiagem. O decreto, assinado pelo governador Sebastião Viana (PT), que prevê essa medida, foi publicado hoje (4), no Diário Oficial do Estado.

Segundo o decreto, a prorrogação foi motivada pela permanência da estiagem. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA e pelo CEDEC/Acre,o Rio Acre, no mês de abril, apresentou, para o período, a menor cota dos últimos quarenta anos. O relatório também alerta para a possibilidade de ocorrência de extrema seca entre o mês de agosto e meados de outubro, situação historicamente não registrada.

Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre