Populares prestigiam desfile da independência em Rio Branco

Marcela Jansen
mjansenromero@gmail.com

Mantendo uma tradição patriótica, milhares de pessoas estiveram reunidas na manhã deste sábado, 07, na Avenida Amadeu Barbosa, para acompanhar a cerimônia em comemoração ao “Dia da Independência do Brasil”, proclamada pelo Imperador Dom Pedro I, em 1822, às margens do Rio Ipiranga, formalizando assim, a separação de Portugal.

A cerimonia em comemoração aos 191 anos de independência teve início às 8h da manhã e contou com a presença do governador do Estado, Sebastião Viana e sua esposa, a primeira-dama, Marlúcia Cândida, do prefeito e primeira-dama de Rio Branco, Marcus e Gilcélia Viana entre outras autoridades.

O evento foi aberto pela banda da Polícia Militar, seguida por mais nove unidades: Guarda de Honra, Policiais Militares, Oficiais, Guarda Mirim, Policiamento de Trânsito, Guarda Florestal, Força Nacional e Bope.

Passou ainda pela Avenida Amadeu Barbosa, o Corpo de Bombeiros, Região de Escoteiros do Acre, as escolas Dom Bosco, Paulo Freire e Prof. Terezinha Miguéis, APAE, Liga de kung Fu, Ordem Demoley, entre outras instituições.

O desfile, que emocionou centenas de pessoas que prestigiavam a comemoração, encerrou com a apresentação do Exército Brasileiro. Ao todo mais de 20 instituições civis e militares participaram do desfile cívico em Rio Branco.

As arquibancadas montadas na avenida ficaram lotadas. A dona de casa Lourdes da Silva, de 56 anos, que participa do evento pela primeira vez, disse estar encantada com o desfile. “Minha filha já participou do desfile por várias vezes e sempre me incentivava a vir. Nunca tinha vindo, mas dessa vez deu certo e estou encantada com tudo”, disse.

A professora Maria das Graças Ferreira, de 46 anos, que assiste todos os anos o desfile, destacou a beleza do evento. “Foi um desfile muito lindo, me emocionei em diversos momentos. Estou feliz em prestigiar o desfile e contemplar a presença de tantas famílias que estão aqui para celebrar a independência e a democracia”. Comentou.