Na capital, estudante acompanha de perto fenômeno astronômico que permite ver planeta próximo da Lua

IMG-20130908-WA0054Na noite deste domingo, 8, os acreanos presenciaram um dos mais um belo fenômenos da astronomia. A conjunção do planeta Vênus com a Lua Crescente pode ser acompanhado em algumas cidades do Brasil e já foi presenciado em outras partes do mundo.

Em Rio Branco (AC) Porto Alegre (RS) e São Paulo, por exemplo, houve registros do fenômeno. Na Jordânia, moradores de Amã também puderam ver o brilho da lua e do planeta, que popularmente é conhecido como estrela d’Alva, a olho nu.

 a capital do Acre, o estudante de Ciências Sociais da Ufac, Cacio Bezerra, é um amante solitário da astronomia. Há pouco menos de um ano ele adquiriu um telescópio de baixa potência para acompanhar a movimentação das estrelas e dos planetas e neste domingo, pode ver de perto o fenômeno natural.

“Praticar astronomia na cidade de Rio Branco é bem aproveitável, uma vez que a capital não tem tanta poluição como as grandes cidades. O Acre está numa posição bem favorável para quem gosta de observar o céu noturno. Em um lugar com pouca iluminação, independete da potencia do telescópio, é possível observar diversos fenômenos do universo, como aglomerados estelares”, salienta o estudante.

Bezerra destacou ainda o fenômeno ocorrido na noite deste domingo e que pode ser visto a olho nu na capital. “Geralmente no verão temos uma ótima visão dos corpos celestes, porém na época do inverno é possível passar meses sem ver o céu “limpo”. É nesse período que temos mais tempo para revisar o equipamento e aproveitar os fenômenos, como a conjunção de Venus e a Lua, que vimos hoje”, disse.

O jornalista e blogueiro Altino Machado registrou o fenômeno e postou em sua página no facebook.

aclua