Escola municipal de informática de Cruzeiro do Sul forma primeiras turmas

formando_01

O prefeito Vagner Sales anuncia a segunda fase do projeto de inclusão digital, através de uma escola móvel que atenderá as comunidades mais isoladas de Cruzeiro do Sul. Um ônibus adaptado e equipado percorrerá os ramais e comunidades oferecendo aulas de informática 

 

Inaugurada em abril deste ano, pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, Escola Municipal de Informática professor Nosser Almeida Tobu formou as primeiras turmas nos diferentes cursos oferecidos pela instituição de ensino que é pioneira no Estado do Acre. A cerimônia de entrega dos certificados para mais de 500 alunos aconteceu no Teatro do Nauas durante o final de semana.

Os cursos de informática são oferecidos gratuitamente pela administração municipal. Com o auditório do teatro tomado por formandos e seus familiares, as turmas divididas entre crianças, jovens, adultos e idosos matriculadas há cinco meses, receberam seus certificados e comemoraram a oportunidade de inclusão digital para pessoas que não tem condições custar um curso particular.

O projeto da escola de informática do município é uma proposta do prefeito Vagner Sales (PMDB), que tem como objetivo atender as classes mais carentes de Cruzeiro do Sul, através do acesso ao mundo digital. O ex-governador Nabor Júnior (PMDB) participou da cerimônia, acompanhado dos vereadores, secretários municipais e a deputada estadual Antônia Sales (PMDB).

formando_03“Vencemos as desconfianças dos mais céticos. Nestes momentos é que eu digo que vale a pena ser prefeito. Principalmente, neste ano, em que tenho sofrido ataques e calúnias. Não tem sido fácil ser prefeito, mas diante do brilho nos olhos dessas crianças e adultos que estão recebendo seus certificados, cresce minha motivação para continuar trabalhando para povo que precisa” Diz Sales.

O prefeito destacou os resultados positivos da iniciativa e anunciou a segunda etapa do projeto que vai garantir aulas de informática gratuita aos moradores da zona rural. Vagner Sales informou que uma escola móvel atenderá as comunidades mais isoladas de Cruzeiro do Sul. Um ônibus foi adaptado e percorrerá os ramais e comunidades promovendo a inclusão digital.

“Os nossos irmãos da zona rural, nas vilas e comunidades mais afastadas também vão ter oportunidade de inclusão neste fantástico universo de conhecimento digital. Esse é um desafio e um compromisso que nos estamos assumindo. Fazemos isso por entender que um gestor deve olhar para todos os lados e atender a população da zona urbana e da zona rural”, enfatiza.

O ex-senador Nabor Junior disse que estava emocionado ao observar a forma de administração que tem sido aplicada em Cruzeiro do Sul. Para Nabor, o prefeito Vagner Sales está conseguido equacionar os recursos para realizar feitos como o de oferecer informática através de uma escola pública gratuita e de qualidade que universaliza o conhecimento digital a todos sem distinção.

formando_04“Esta é uma grande realização. Este é um gestor que saiu de um seringal, mas sabe pensar grande. O Vagner é a maior expressão peemedebista no Juruá. Ele faz uma administração que é referencia dentro e fora do Acre. Hoje, quase tudo o que a gente vai fazer precisa do computador. Só a visão de um gestão arrojada pode garantir inclusão digital para todos”, destaca Nabor Júnior.

Nabor Júnior finalizou seu discurso ressaltando a importância do poder público na garantia do acesso da população mais carente nos projetos de inclusão. “Oferecer cursos de formação e aperfeiçoamento gratuitamente ao povo é realmente algo tem que ser valorizado. Estou feliz de ver esta evolução nos projetos que levam a gestão de encontro aos anseios de quem precisa. A primeira escola de informática do Acre custeada pela prefeitura é uma iniciativa que tem que ser modelo para os demais municípios do estado”, finaliza.