Relatório publicado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apontou que existem no Acre apenas dois pontos oficiais de coletas de pneus inservíveis. O estado ocupa a última colocação na lista brasileira que destina corretamente os inservíveis.
O relatório pneumático 2013 incita que o Acre precisa melhorar urgentemente na prevenção e em ações que coíbem a degradação ambiental causada por pneus inservíveis.
O IBAMA determina aos fabricantes e importadores de pneus novos, com peso unitário superior a dois quilos, a coletarem e destinarem adequadamente os pneus inservíveis existentes em todo território nacional.
A coleta e destinação dos pneumáticos inservíveis atende aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em agosto de 2010.
A Lei obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
O estudou fez uma comparação entre as regiões do país, informou os locais que precisa melhorar e ainda mostrou a relação completa de pontos de coleta em todo Brasil.
Fazendo comparações entre estados, observando é claro o número de habitantes, Roraima (448 mil habitantes) possuí 10 pontos de coletas espalhados pelo território enquanto que o Acre (776 mil habitantes) tem apenas dois pontos sendo esses localizados unicamente na capital, Rio Branco.