O pesquisador meteorologico Davi Friale disse na manhã de hoje (25) para o ac24horas que as baixas temperaturas registradas nos últimos dias em todo o estado são normais, “fazem parte do período de resfriamento de todo o planeta que ocorre a cada 30 anos”, destacou.
Ainda de acordo o especialista, nos próximos 20 anos o Acre e toda a Amazônia voltarão a ter frio intenso e com vários dias de duração como acontecia na década de 50. Ele relembra de depoimentos de pessoas acima dos 70 anos que falam de água congelada nas ruas e nos potes de beber expostos ao relento.
“Não são poucas as pessoas – com idade superior a 70 anos – que relatam esses fenômenos que aconteceram no Acre”, relembra.
Friale explica que esse fenômeno acontece porque o resfriamento faz a umidade do ar diminuir bastante devido às chuvas constantes que provoca. Momentaneamente, com menos umidade no ar, a radiação solar penetra com mais intensidade e aquece excessivamente a superfície terrestre, em alguns pontos.
Ainda de acordo o meteorologista, a cada 60 anos, aproximadamente, acontece dois períodos: um de aquecimento global, que provoca muita evaporação das águas dos oceanos, mares e rios, e outro, de resfriamento global, que causa muita chuva e inundações e, também, secas severas como a que está acontecendo no Nordeste brasileiro.
A previsão é de temperaturas baixas no Acre, mas segundo o meteorologista isso não impede picos de temperaturas elevadas. Nas últimas semanas, quedas bruscas de temperatura foram registradas em Rio Branco.