Centenas vão as escadarias do palácio para homenagear Chico Mendes

Diversas manifestações artísticas culturais em memória do líder seringueiro Chico Mendes aconteceram no início da  noite em frente do palácio Rio Branco. Funcionários, estudantes e pessoas que passavam pelo local participam das homenagens para lembrar o aniversário de 25 anos de morte do líder acreano.

A Rua Arlindo Porto Leal, enfrente da sede da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) foi  bloqueada para tráfego de automóveis.

O evento “Um Entardecer com Chico Mendes” recebeu a encenação da luta que aconteceu no Seringal Cachoeira, quando mulheres e crianças se posicionaram diante de tratores e motosserras para evitar a derrubada da floresta. O grupo de Teatro Chico Mendes formado por alunos do IFAC de Xapuri são atores da peça.

No início do evento, que começou com atraso de 40 minutos, o Coral do IFAC entoou a melodia “A paz” do cantor Michael Jackson e “Ao Chico” de Tião Natureza. Em seguida, o Coral do Sesc “Matizes” e do Colégio Adventista também se apresentaram.

As apresentações foram prestigiadas pelo governador Sebastião Viana (PT) a primeira Dama Marlúcia Cândida, a deputada federal Perpetua Almeida (PCdoB) e secretários de Estado. Familiares de Chico Mendes também participaram do aniversário de morte. Dona Izamar Mendes (viúva), e os três filhos.

Sobre o evento o governador Sebastião Viana postou em sua página pessoal do Facebook:

Emocionante o “empate” realizado em frente ao palácio Rio Branco, com homenagem ao Chico Mendes…25 anos de sua vida interrompida. Parabéns à comissão do governo, conduzida pela Marlúcia, Marcos Afonso e equipe…grato ao coral do Ifac de Xapuri e dos adventistas. Obrigado aos familiares do Chico Mendes e tantos seringueiros que viveram e vivem essa história…Ilza, Helenira, Sandino, Angela…