Sem conseguir viajar, idosa passa mal no salão da Aleac e vai ás pressas para o Pronto Socorro

A saúde no Acre de mal a pior e os pacientes sem saber a quem recorrer vão à Assembleia Legislativa pedir ajuda dos deputados para tentar uma solução para os seus problemas.

Na manhã dessa quinta-feira (26) o caso da idosa Maria das Graças Alencar de Araujo (61) chamou atenção dos funcionários da Casa e dos Jornalistas. No término da sessão, dona Maria Alencar passou mal e desmaiou na galeria do poder legislativo. A equipe do SAMU foi contatada, e encaminhou a idosa ás pressas ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB).

Idosa_in1

O filho dela, Jair Alencar, denunciou que a idosa não consegue há dois anos uma cirurgia para retirar a bolsa de Colostamia. Com quadro visivelmente complicado, Jair afirma que há mais de dois meses não consegue realizar alguns exames e nem viajar pelo TFD.

“Todos os dias é uma desculpa diferente. A máquina está quebrada e não conseguimos nem uma passagem pelo TFD. Hoje minha mãe tem problemas de saúde grave como hérnia, diabetes, pressão alta e toma remédio controlado”, relatou. 

Com uma pasta na mão Jair mostrou os exames que ela fez diagnosticando o quadro clinico e sem saber o que fazer ele chorou clamando por ajuda.

“Só quero que minha mãe seja atendida com dignidade. Nós estamos cansados de tanto sofrimento”, disse.

A deputada Antonia Sales (PMDB) acompanhou o caso. Bastante preocupada, a parlamentar classificou a saúde no Acre com um descaso e cobrou ações do governador Sebastião Viana (PT) e da Secretária de Saúde, Suely Melo, para que se faça atendimento digno a paciente.

“A saúde pública no Acre virou um descaso! Isso é vergonha para esse estado que ontem recebeu mais de 250 milhões de dólares em empréstimo e não tem condições de prestar uma saúde de qualidade. É desumano que estão fazendo com essa senhora! Enganam a sua família e brincam com a vida dela”, reclamou Antônia Sales.

A parlamentar disse ainda que levará o caso ao Ministério Público Estadual por meio da procuradoria do idoso e pedirá explicações da Secretaria de Saúde pelos equipamentos quebrados.  “Se essa senhora morrer, vou responsabilizar o governador e a secretaria. Eles estão cientes dos problemas de saúde do Acre e nada fazem”, afirmou.