A OAB Acre, através da Comissão de Defesa do Consumidor, emitiu nesta quarta-feira uma solicitação ao Sindicato dos Bancários do Estado do Acre para que faça a retirada das faixas, cartazes e adesivos das fachadas frontais de vidro das agencias bancarias.
Segundo o documento, a impossibilidade de visão para quem está dentro ou fora do estabelecimento bancário aumenta as chances da ocorrência de roubos e furtos, uma vez que o cliente não consegue ter a noção da situação dentro ou fora da agencia, sobretudo no período noturno.
Para Marcos Vinicius, Presidente seccional da OAB/AC, “no momento que vivemos em nossa cidade, onde os índices de criminalidade aumentam assustadoramente e os número oficiais nem sempre são divulgados com exatidão, é necessário que tomemos todas as providências para minimizar as chances da ocorrência de crimes que podem ser prevenidos, muitas vezes, apenas com breve olhar.”
Não é difícil ver agencias tomadas por cartazes e faixas com o indicativo de greve, o que impede a possibilidade de defesa da vítima, como é o caso de algumas agências bancarias situadas no centro da capital.
Andrias Sarkis, coordenador de fiscalização da Comissão de Defesa do Consumidor enfatiza que “ações simples muitas vezes são bem eficazes no combate a criminalidade e é necessário que a população esteja atenta aos perigos que nos cercam. Ao entrar em uma agencia bancaria é importante que o cidadão, principalmente a noite, tome certas cautelas e perceba as pessoas que estão nas imediações, identificando possíveis ameaças”.