O deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB) apresentou uma anteprojeto de lei na manhã desta quarta-feira (2) indicando que o governo do Acre construa uma barragem no Rio Acre. O comunista justifica que o rio estaria perdendo volume de água, correndo risco de provocar o desabastecimento na capital.
“O rio vem historicamente diminuindo sua cota que era de 2,5 em período e seca e 15 a 14 na cheia, chegando ao mínimo 1,5 em 2011, a cota mais baixa dos últimos 40 anos. O rio está caminhando para sua morte. Nós temos que tomar medidas urgentes”, alerta o comunista Eduardo Farias.
Segundo o parlamentar, ele estaria apresentando uma indicando para que o governo faça esforços junto a Agencia Nacional de Águas para dizer se a proposta é viável ou não. Farias afirma que conversou com muitos especialistas para definir quais as melhores medidas que deveriam ser adotadas.
“A barragem vai minimizar as grandes enchentes e vai acabar com as pequenas e médias enchentes. O Acre gastou de forma direta e indireta em torno de R$ 1 bilhões com os fenômenos extremos do rio Acre. A barragem traria um paisagismo muito bonito, garantiria a prática de esportes náuticos, manteria a navegação o ano todo acabaria com o sofrimento das pessoas que sofrem com as enchentes”, finaliza.