Graebner admite falta de dinheiro para manutenção do helicóptero estrelão

Sumido dos céus do Acre, o helicóptero João Donato, “o estrelão”, enfim, apareceu nesta quinta-feira, durante a tentativa de assalto à casa lotérica, no centro de Rio Branco, para dar suporte às polícias. A aeronave pousou em frente ao Terminal Urbano e chamou a atenção.

heli_01

Questionado nesta sexta-feira, por ac24horas, sobre as condições de operacionalização da aeronave, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, admitiu que o Estado tem dificuldades financeiras para mantê-la.

“A utilização dele é um custo muito alto. Nós estamos utilizando quando é estritamente necessário, em situações de crise, quando vem uma autoridade da União, o próprio governador estrategicamente, alguma coisa do Estado, requisita e nós atendemos. Ele está lá pronto para ser usado, mas só em momentos mais estratégicos. O combustível e a manutenção são caros”, afirmou.

Ainda segundo o secretário de Segurança até o final de outubro a palheta do helicóptero será enviada a Minas Gerais para reparos em sua pintura.

“Ele precisa passar por uma revisão daqui a 20 horas. Uma palheta ta com uma pintura descascada. Isso não é um defeito, mas é um detalhe que tem que ser reparado, uma necessidade técnica. Então daqui até o final do mês a gente vai reparar a pintura e vamos mandar só a palheta para Minas Gerais para fazer esse reparo”, explicou o Graebner.