Com o tema “Inovação, Expansão e Solidez” Acre recebe o 4º Fórum Sicoob Norte, o maior evento de cooperativas da Amazônia

encontro_in2

Cerca de 500 pessoas de vários estados do Brasil participam no auditório da Firb, em Rio Branco, do 4º Fórum Sicoob Norte. O evento começou na noite desta quarta-feira, 16, e traz para o Acre uma ampla discussão entre os principais líderes do setor sobre o cooperativismo de crédito na região, que a cada ano cresce com a promessa de se tornar o principal impulsionador da economia local.

Encontro_in3O fórum tem por tema: “Inovação, Expansão e Solidez.” O presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, foi o palestrante do primeiro dia. Uma das principais autoridades do assunto, Lopes disse não ter dúvidas de que em 10 anos o setor irá dominar o sistema financeiro da região norte do Brasil.

“A gente percebe o fortalecimento do potencial do cooperativismo na região como um todo. Especificamente aqui na central do norte é um sistema de crédito que é o grande impulsionador do cooperativismo da região. É um cooperativismo que tem pujança, solidez, que tem organização e que tem um ambiente muito propicio para se propagar. E a central Sicoob Norte é uma referência para o Brasil. Aqui no Acre nós vamos ter a oportunidade de fazer esse trabalho com muito mais celeridade e na minha visão num mercado extraordinário. Eu não vou ser futurólogo, mas eu não dou 10 anos para o cooperativismo de crédito estar dominando o sistema financeiro da região norte”, destacou.

O presidente do Sistema OCB/AC (Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre), Valdemiro Rocha, deu boas vindas aos participantes e falou dos desafios e metas do setor. Ele também acredita na expansão do cooperativismo no estado.  

“O cooperativismo complementa as demais atividades econômicas. Por exemplo, os extrativistas estão organizados em cooperativas, o setor dos transportes e os criadores de peixes também. O cooperativismo vai atender mais setores e queremos estender esse serviço também para o Juruá. E esse evento é o maior já realizado aqui na área do cooperativismo e além da importância político-institucional é importante também do ponto de vista técnico”, completou Valdemiro Rocha.

Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, presidente do Bancoob, informou que está otimista com as possibilidades de crescimento do cooperativismo no Acre.

“O Sicoob tem lançado já bases muito fortes não região norte. Temos uma operação muito consistente em Rondônia e temos condições de trazê-la para o Acre de forma consolidada e funcionando muito bem. E nós estamos muito otimistas com as possibilidades aqui no Acre.”

A cooperativa oferece todos os serviços de um banco, mas funciona com a participação ativa de seus cooperados, explica o presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra.

“O mundo busca uma solução agregadora e o associativismo é essa solução. E nós temos uma proposta diferente. Uma cooperativa pensa no seu cooperado. Um cooperado não é um cliente nosso, ele nosso patrão, ele é o dono do negócio. Todos os nossos serviços são feitos pensando no bem do cooperado”, disse.

O evento vai até a próxima sexta, 18, e contará com vários convidados, entre eles estão Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, presidente do Bancoob; Abelardo Duarte de Melo, diretor de Desenvolvimento Organizacional Sicoob Confederação; Paulo Cesar Resende Carvalho Alvim, diretor técnico do Sebrae Nacional; Aníbal Diniz, senador da República; Marcos Vinícius das Neves, historiador e Ivan Capra, presidente Sicoob Norte.

Na sexta-feira, durante o encerramento, acontece uma partida de futebol entre representantes do Sicoob e imprensa, no Estádio Florestão, às 19h30.

Encontro_in1

Números do Sicoob Norte (Acre, Rondônia e Amazônas)

Atualmente o Sicoob possui:
1 confederação;
1 banco;
15 cooperativas centrais;
596 cooperativas singulares;
2.400 postos de atendimento cooperativo;
2, 5 milhões de associados;
15 mil funcionários;
40 mil associados e
R$ 880 milhões de ativos totais

 

Os comentários estão encerrado.