Dias após a oitiva realizada em Rio Branco (Ac) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Combate á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), manifestou opinião durante entrevista a tevê do Partido dos Trabalhadores do Brasil (TVPT) sobre a situação no Acre.
Erika que é presidente da Comissão de Combate à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara, afirmou que existe no Acre nível de sentença condenatórias maiores do que a média nacional. Ela disse ainda que é a Vara de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente tem atuado de forma célebre ao lidar com as vítimas.
“Vimos um trabalho muito célere, o que é muito importante e que se diferencia do conjunto do país. Porque o que nós temos percebido é uma impunidade muito grande” afirmou a parlamentar ressaltando que os procedimentos identificados no Acre fogem à regra de grande parte dos estados da federação.
Ela disse também na entrevista que a CPI traçará um diagnóstico preciso para a efetivação de políticas públicas que visam não só combater a exploração sexual, mas principalmente, a impunidade.
Finalizando, a presidente informou que na audiência realizada no estado, a CPI também se certificou de um problema que já vem sendo reiterado em todas as regiões averiguadas pela Comissão.
“Nós vimos também no Acre uma realidade que nós temos constatado no Brasil inteiro que é dificuldade e a precariedade muito grande no atendimento dessas crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual. Para que elas, enfim, possam ter mais dignidade em suas vidas e interromper a trajetória de exploração”, finalizou.