Koslovski diz que Estado caminha no rumo certo quando aposta no cooperativismo

O presidente da OCEPAR – Cooperativismo do Paraná, João Paulo Koslovski disse na manhã deesta quarta feira (16) durante Fórum no Acre, que o governador Sebastião Viana “é sensível ao cooperativismo e coloca o estado no rumo certo de desenvolvimento”.

Koslovski dirige um dos maiores grupos de cooperados do Brasil, no Estado do Paraná, responsável por 56% do PIB da Agricultura da região e a exportação de 2,2 bilhões de dólares por ano. “Exportamos para mais de 100 países, um total de 50 produtos. Geramos 1,6 milhão de empregos”, citou.

Encontro_in1Ao visitar junto com dirigentes da OCB no Acre, projetos do governo, Koslovski disse que saiu bem impressionado pela iniciativa do Estado e da Assembleia Legislativa no incentivo ao cooperativismo. Ele apontou como saída econômica o investimento em projetos regionais e disse que na área de piscicultura é possível fazer intercâmbio comercial.

“Temos no Paraná uma cooperativa com investimento forte na área de pescado que pode fazer intercâmbio fornecendo a ração para atender o mercado e levando o pescado. Isso é cooperativismo sistêmico, é bom para o Estado”, disse.

A receita é dada por quem é especialista no assunto. Ainda de acordo Koslovski, graças a esse planejamento que tem aproximados 40 anos, hoje o sistema OCEPAR gerencia R$ 38,5 bilhões – orçamento superior ao de 23 estados brasileiros.

“Pequenos negócios de cooperativas podem disciplinar o empreendedorismo de regiões, ai tem que entrar o INCRA, o Estado e o cooperado, essa integração torna a economia mais forte. O cooperativismo está chegando aonde ninguém chega”, concluiu.