O presidente da OCEPAR – Cooperativismo do Paraná, João Paulo Koslovski disse na manhã deesta quarta feira (16) durante Fórum no Acre, que o governador Sebastião Viana “é sensível ao cooperativismo e coloca o estado no rumo certo de desenvolvimento”.
Koslovski dirige um dos maiores grupos de cooperados do Brasil, no Estado do Paraná, responsável por 56% do PIB da Agricultura da região e a exportação de 2,2 bilhões de dólares por ano. “Exportamos para mais de 100 países, um total de 50 produtos. Geramos 1,6 milhão de empregos”, citou.
Ao visitar junto com dirigentes da OCB no Acre, projetos do governo, Koslovski disse que saiu bem impressionado pela iniciativa do Estado e da Assembleia Legislativa no incentivo ao cooperativismo. Ele apontou como saída econômica o investimento em projetos regionais e disse que na área de piscicultura é possível fazer intercâmbio comercial.
“Temos no Paraná uma cooperativa com investimento forte na área de pescado que pode fazer intercâmbio fornecendo a ração para atender o mercado e levando o pescado. Isso é cooperativismo sistêmico, é bom para o Estado”, disse.
A receita é dada por quem é especialista no assunto. Ainda de acordo Koslovski, graças a esse planejamento que tem aproximados 40 anos, hoje o sistema OCEPAR gerencia R$ 38,5 bilhões – orçamento superior ao de 23 estados brasileiros.
“Pequenos negócios de cooperativas podem disciplinar o empreendedorismo de regiões, ai tem que entrar o INCRA, o Estado e o cooperado, essa integração torna a economia mais forte. O cooperativismo está chegando aonde ninguém chega”, concluiu.