O Ministério da Saúde concedeu registro provisório a sete médicos com diploma estrangeiro do Programa Mais Médicos, que irão atuar no Acre. No total, foi concedido registro a 111 profissionais que irão atuar em vários municípios brasileiros.
A lista com os nomes e as cidades onde os profissionais vão trabalhar está numa portaria publicada na edição desta terça-feira, 5, do Diário Oficial da União. Dos sete selecionados para o Acre, 4 irão atuar em Rio Branco, e o restante, em Sena Madureira (1), Tarauacá (1) e Cruzeiro do Sul (1).
A portaria também determina a expedição de carteiras de identificação aos profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, até que fiquem prontos os documentos produzidos pela Casa da Moeda, os médicos vão receber uma declaração com autorização para exercer a medicina exclusivamente no âmbito do programa.
A competência para emissão dos registros dos profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior era do Conselho Federal de Medicina (CFM) e passou ao Ministério da Saúde a partir da sanção da medida provisória do Mais Médicos pela presidenta Dilma Rousseff, em 22 de outubro. O CFM vai apenas fiscalizar a atuação dos profissionais.