O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) declarou sua satisfação na noite desta terça-feira, 05, através das redes sociais, com a aprovação em dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 346/13, que garantiu aos soldados da borracha a indenização no valor de R$ 25 mil em dinheiro e o reajuste nas pensões atuais para R$ 1.500, a serem corrigidas nos mesmos índices do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O parlamentar, que engrossou a fileira dos votos favoráveis a PEC, disse que o dia 05 de novembro marca a história dos Soldados da Borracha, fazendo justiça aos verdadeiros heróis da Amazônia, responsáveis pela extração de látex e produção de borracha destinada a indústria bélica durante a Segunda Guerra Mundial.
“Como prova do meu compromisso, estive presente na sessão e votei pela aprovação da PEC, já que considero este um momento em que o Brasil quita uma parte da dívida que tem com esses guerreiros. Felizmente podemos comemorar a justiça feita a esses verdadeiros heróis da Amazônia, que dedicaram sua vida a nossa terra”, disse Cameli em sua página no Facebook.
Com a aprovação da PEC, cerca de 12 mil pessoas serão beneficiadas no Brasil, sendo 7 mil no Acre. A proposta seguirá agora para o Senado para votação também em dois turnos.
De acordo com Gladson, a aprovação da proposta garante justiça e dignidade aos merecedores deste benefício, e ressalta que espera a mesma atitude de reconhecimento ao valor da classe por parte do Senado Federal.