Prolongamento de Ferrovia Transcontinental até o Acre está na pauta dos governadores da região norte

O senador Anibal Diniz (PT-AC) anunciou, nesta quarta-feira (7), que apresentou emenda ao Anexo de Metas e Prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, no sentido de buscar previsão orçamentária para a construção da Ferrovia Transcontinental, ou EF 354, no trecho que liga Lucas do Rio Verde (MT) a Cruzeiro no Sul (AC).

De acordo com Anibal, a Ferrovia Trancontinental terá um percurso de 4.400 km. Ela sai de Muriaé, no estado do Rio de Janeiro,  passa por Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais, chega ao Distrito Federal, seguindo para Goiás e depois Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. De lá, continuou, um novo trecho, ainda sem previsão orçamentária, inclui Vilhena e Porto Velho, em Rondônia, e finalmente Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança, no Acre.

– O prolongamento da ferrovia de Lucas do Rio Verde (MT) até a localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira do Acre com o Departamento de Ucayali, no Peru, está na pauta dos governos da região Norte – destacou.

Anibal explicou que o prolongamento da ferrovia vai permitir um eixo ferroviário viável para a exportação de produtos amazônicos como farinha, castanha e borracha, além de produtos ligados ao agronegócio do Centro-Oeste brasileiro que, segundo ele, chegarão aos portos do Pacífico com facilidade.

– Essa ferrovia servirá ainda para facilitar a importação de fosfato, cobre, insumos e cimento para o estado do Acre, que não dispõe de minérios e matérias primas para a construção civil, importante atividade econômica do estado – explicou.

Compartilhar