Estudantes brasileiros que cursam medicina na Faculdade Nacional Ecológica, na Bolívia estão revoltados com o tratamento que estão recebendo na unidade de ensino ao solicitar documentação de transferência para outra instituição.
Um estudante do Acre informou que vários acadêmicos brasileiros foram agredidos e intimidados por funcionários da Faculdade Nacional Ecológica, que estaria no olho do furacão num escândalo de venda de diplomas de medicina.
“A universidade vem constrangendo os estudantes diariamente. Nós alunos da instituição estamos querendo tirar nossos documentos dessa instituição, pois ela está com a imagem suja perante a opinião pública”, diz Júnior Satto.
Segundo o estudante, a faculdade não esta liberando os documentos de transferência e de forma abusiva usa artifícios jurídicos para manter os alunos na instituição, mesmo que estejam com seus pagamentos de mensalidade em dia.
“De forma arbitrária estão trancando todos os alunos na instituição para que não possam se transferir para outra faculdade. A faculdade esta fazendo atos cruéis, ilegais e intimatórios para não perder alunos”, denuncia o estudante Satto.
O acadêmico relata que na quinta-feira (7), um segurança teria agredido o marido de uma acadêmica de medicina, porque ele estava lendo um panfleto de outra universidade nas dependência Faculdade Nacional Ecológica.
O funcionário identificado como Pascoal agrediu o brasileiro com empurrões e prendeu sua esposa em uma das salas da instituição de ensino, gerando a revolta de outros brasileiros que filmaram o episódio com celulares.
“O funcionário percebeu que estava sendo filmado começou agredir todos que estavam com celular, ameaçando tomar os equipamentos”, dizem os estudantes que fazem um apelo para que autoridades brasileiras intercedam na questão.
“Os estudantes estão fartos da truculência e das arbitrariedades que estão sendo cometidas. Pedimos socorro às autoridades brasileiras, para que possam nos ajudar a retirar nossos documentos desse instituição o quanto antes”
Um vídeo do momento da confusão envolvendo os estudantes brasileiros foi disponibilizado no you tube. Agressões praticadas contra estudantes brasileiros tem se tornado rotineiras nas faculdades do país vizinho.