James Gomes é diplomado e empossado prefeito de Senador Guiomard

O prefeito James Gomes (PSDB) foi reconduzido ao cargo na tarde desta sexta-feira (8), pelo juiz da 8ª Zona Eleitoral Afonso Braña Muniz. O gestor tucano foi cassado há 64 dias acusado de captação ilícita de sufrágio. Em seu lugar assumiu André Maia (PT), segundo colocado na disputa eleitoral de 2012.

As horas que antecederam a posse de James Gomes foram turbulentas. O juiz Afonso Braña, que cassou o gestor tucano alegou que o acordo da Justiça Eleitoral estaria incorreto. Braña pediu que funcionários do TRE fossem ao município para reprocessamento e totalização dos votos.

O juiz esclareceu que não há “determinação ilegal, tampouco morosidade dele no cumprimento da decisão da corte eleitoral do TRE, para reconduzir James Gome e Maria Raimunda aos cargos de prefeito e vice-prefeita do município de Senador Guiomard, respectivamente”, informa Afonso Braña.

Afonso Braña declarou que “a diplomação exige formalidades legais para sua eficácia plena, que se não forem observadas poderão comprometer o ato praticado. O magistrado afirma ainda, que recebeu a decisão da corte através de um e-mail do chefe de cartório do município do Quinari.

James_juiz

“O processamento dos dados foi realizado por uma equipe da secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, às 14h20min, após deslocamento ao município vizinho”, enfatiza Afonso Braña ao diplomar James Gomes e sua vice, às 16h, na sede do fórum de Senador Guiomard.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Mendes (PSDB) não foi encontrado para dá posse a James Gomes. O prefeito tucano foi reempossado pelo vice-presidente da câmara, Manoel Lima (PT). Até a chave da câmara sumiu antes da solenidade de posse.

James e branca

A solenidade de posse de James Gomes foi prestigiada por populares que saíram em carreata até a sede da Câmara dos Vereadores.

Compartilhar