Os parlamentares da base governista rejeitaram por dez votos a quatro o Requerimento 68/2013, de autoria do deputado Wherles Rocha (PSDB), que solicitava informações sobre os planos de voo e da caderneta individual do helicóptero João Donato, o Estrelão.
O requerimento endereçado ao secretário de Segurança Pública do Acre, Renni Graebner, foi protocolado por Rocha após denuncias de que o helicóptero do Estado teria servido de “taxi de luxo” para convidados do governador Sebastião Viana durante o Festival Yawa, da etnia Yawanawa, no Rio Gregório, município de Tarauacá.
“Já que a Assembleia não deixa o parlamentar atuar no seu papel de fiscalizador, vou exercer meu papel de cidadão, vou fazer valer a Lei de Acesso a Informações e requerer os planos de voos e a caderneta individual”, afirmou Rocha.
Votaram contra a aprovação do requerimento os deputados Jamil Asfury (PEN), Geraldo Pereira (PT), Jonas Lima (PT), Marileide Serafim (PSL), Eber Machado (PSDC), Edvaldo Souza (PSDC), Lira Moraes (PEN), Chico Viga (PTB), Denilson Segovia (PEN) Maria Antônia (PROS).
Votaram a favor os parlamentares Gilberto Diniz (PTdoB), Wherles Rocha (PSDB), Chagas Romão (PMDB) e Toinha Vieira (PSDB).